Automação de NF-e com Node.js - Uma introdução

ApiRest Jan 08, 2022

Antes de começar, gostaria de dizer que este post será o primeiro de muitos que vamos falar sobre Nota Fiscal Eletrônica em node.js. Se está procurando mais sobre este assunto, então foca ligado aqui no meu blog!

Vou compartilhar com vocês um pouco da minha experiência de mais de 7 anos nesta área específica do Desenvolvimento para Automação Comercial.

Necessidade e gerar uma NF-e

Há muitos anos a nf-e foi implementada no Brasil. Ela é um documento fiscal eletrônico que acoberta uma operação movimentação de mercadoria, seja venda, compra, devolução etc. Ou seja, exceto caso específico como empresas do regime MEI, é obrigatório toda empresa emitir nf-e nas operação de venda, principalmente.

Com isso em mente, fica claro para nós que este é um grande mercado de atuação dos profissionais de TI, e ter conhecimento nesse assunto te coloca anos luz na frente de quem ainda não tem na hora de conseguir um emprego.

Tecnologias predominantes

A Automação Comercial já existia muito antes do node.js ficar popular e amplamente usado no mundo todo. Naquela época, também antes da criação da nf-e, as empresas já utilizavam sistemas de automação, que por sua vez eram desenvolvidos em outras linguagens de programação.

Quando a chegada da nf-e, esses sistemas comerciais foram de adaptando para atender à novo necessidade.

Eu fiz esse contexto, para você entender que muitos sistemas comerciais usados atualmente utilizam linguagens mais antigas como:

  • Delphi(pascal)
  • Java
  • PHP
  • C#
  • Visual Basic

Podem existir outros, claro, mas nos meus anos de experiência essas são as mais recorrentes.

Por que node.js se já existe muitas outras?

A resposta para essa questão é muito simples, além do node.js estar crescendo a cada ano, você vai contar com muita facilidade de escalonamento da sua aplicação, e o principal: levar seu software de automação comercial para a web.

Várias dessas linguagens que eu citei como muito utilizadas na automação comercial são voltadas para aplicações desktop, mas a tendência do mercado é cada vez mais migrar para aplicações em nuvem, e ponto para o node.js nesse quesito.

Por onde começar

Se caiu na sua mão a sprint para desenvolver ou migrar uma caso de uso de emissão de nf-e, sinto lhe informar, mas você terá MUITO TRABALHO pela frente. Todo conjunto de partes que compõe o necessário para emitir uma nf-e é sem dúvida, na minha opinião o mais completo de um sistema de automação comercial.

Mas nem tudo são espinhos. Primeiro você deve ficar de olho aqui no meu blog para não perder nenhum post novo 😅.

Segundo você precisa ler esse manual de 150 páginas 😱. Brincadeiras a parte, se você não sabe muito sobre esse assunto, o manual será seu melhor amigo nessa hora.

Não se assuste, o lado bom é que você vai encontrar muitas libs para te ajudar, assim como existe para outras linguagens, no node.js também tem surgindo bibliotecas voltadas exclusivamente para emissão de nf-e.

Além disso, existem muitas empresas que oferecem um servido muito útil de intermediação da emissão de nf-e (na minha empresa nós utilizamos á uns 3 anos). De forma resumida, essas empresas se encarregam da parte de armazenar e transmitir suas nfes para a Sefaz, e seu sistema passa a fazer integração com as apis dessas empresas, e não diretamente com a Sefaz de cada Estado, mas isso é assunto para outra hora.

Concluindo

Antes de mais nada, deixa aqui nos comentários se esse assunto interessa para você, para eu produzir mais conteúdo de valor.

Neste post falei um pouquinho do por que empresas emitem nf-e e por onde começar a desenvolver um sitema de emissão de nf-e.

Fique ligado nos próximos posts, quem sabe a gente não desenvolve um sistema do zero para emitir notas fiscal, heim? 🤩🤩

Josias Pereira

Sou Bacharel em Sistemas de Informação. No meu tempo livre, gosto de escrever sobre tecnologias, linguagens de programação, ferramentas e minhas experiências sobre o desenvolvimento web.

Great! You've successfully subscribed.
Great! Next, complete checkout for full access.
Welcome back! You've successfully signed in.
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.