Como Gerenciar um projeto de Software

Gerenciar projetos é uma arte. Uma arte com muitas interpretações diferentes, e você pode gastar muito tempo aprendendo sobre isso.

Você pode encontrar muitos livros sobre este assunto na Amazon e toneladas de diferentes “takes” na web.

Não há uma resposta definitiva sobre o que é uma boa estratégia de gerenciamento de projetos, mas neste post quero apresentar a você minha opinião sobre como gerenciar um projeto de software.

Uma maneira rápida de começar.

Quando você tem que iniciar um projeto, a primeira coisa que você faz é começar a planejar. Você não começa escrevendo código.

A escrita de código pode ser uma semana após o início do planejamento ou mais.

Você tem primeiro uma fase de análise de requisitos, uma parte importante que é aborda profundamente na Engenharia de Software.

Eu recomendo que você use uma ferramenta de gerenciamento de projetos. Há toneladas deles.

Eu usaria uma ferramenta como o Notion ou um mapa mental como o MindNode.

Em um ambiente de equipe, a fase de planejamento é um esforço de colaboração e as ferramentas que permitem a colaboração são ótimas. Como o Basecamp, por exemplo.

Reuniões e conversas entre si para definir o que você vai construir e definir um roteiro inicial.

Não há como o roteiro inicial ser o roteiro final.

Isso ocorre porque no começo você simplesmente ignora muitas coisas.

Você está fazendo o seu melhor trabalho para criar algo com muita incerteza.

Qualquer plano que você inventar é apenas uma suposição.

É por isso que o movimento Ágil cresceu tão rapidamente. Você pode ler livros como The Art of Agile Development , Running Lean , Lean Startup e muitos outros para encontrar muitas informações interessantes sobre o assunto.

Outro grande livro, especialmente voltado para software, é Getting Real , que você pode ler gratuitamente em https://basecamp.com/gettingreal

Agora, se você procura uma "bíblia" sobre gerenciamento de projeto você pode ler o libro PMBOK.

Minha sugestão é primeiro identificar um MVP , um Produto Mínimo Viável. Este é, por definição, o menor produto que você pode criar para resolver o problema que você tem.

Há muitas coisas para discutir sobre como identificar o problema certo a ser resolvido e o produto certo a ser construído, mas suponho que você esteja fazendo um produto para um cliente que o encomendou a você.

Defina claramente os limites e mantenha os recursos essenciais que compõem o núcleo do aplicativo. A iteração para o primeiro MVP deve ser rápida para fornecer um feedback rápido com o cliente.

Obtenha a primeira versão o mais rápido possível, porque é quando o verdadeiro aprendizado começa a acontecer.

A partir daí, você repetirá continuamente para alterar o produto até acertar.

Quanto maior a equipe, maiores os problemas e mais experiente o gerente de projeto precisa ser, e é por isso que o gerenciamento de projetos não é algo que você fará como seu primeiro trabalho por aí, e pode ser sua responsabilidade apenas após anos de trabalho como desenvolvedor.

Em algum momento, você supera o desenvolvimento como em “escrever código” e começará a assumir mais responsabilidades, e é aí que você pode mudar para o gerenciamento de projetos.

É um caminho comum, embora não seja um caminho para o qual você seja forçado a crescer, mas que geralmente também fornece status e benefícios financeiros.